Português (Brasil)

Afinal, o que é Coaching?

Data de Publicação: 1 de setembro de 2020 09:42:00 E para inaugurarmos, nada melhor do que começarmos desde o princípio: Afinal, o que é Coaching?

Compartilhe este conteúdo:

Hoje estou iniciando uma sequência de textos que irei compartilhar ao longo deste mês com as dúvidas mais comuns que recebo em relação ao processo de coaching. E para inaugurarmos, nada melhor do que começarmos desde o princípio: Afinal, o que é Coaching?

"Coaching" é o nome que damos ao processo de desenvolvimento humano, onde são utilizadas técnicas e ferramentas pautadas em diversos campos do conhecimento, como: Neurociência, programação neurolinguística, física quântica, psicologia positiva, sociologia, filosofia, administração de empresas e gestão de pessoas.  

Importante falarmos um pouco da parte histórica do coaching. Coach é de origem inglesa e significa carruagem. Há relatos históricos que mencionam que o surgindo da expressão "coach" veio da palavra "Kocs" que surgiu na Hungria, em 1400, pois neste momento foram criadas as primeiras carruagens mais confortáveis que serviam para transportar os viajantes do ponto inicial para o destino almejado. Em 1830, na Oxford University, o termo coach passou a ser utilizado para denominar os tutores particulares dos alunos, pois eram pessoas que conduziam os alunos em busca de resultados satisfatórios nos exames. Com o mesmo objetivo (de conduzir e orientar), em 1900, o termo "coach" passou a ser utilizado no meio desportivo. Algumas décadas depois, em 1950, levando em consideração o conceito de tutores das Universidades e dos técnicos do mundo desportivo, agora, foi a vez do ambiente corporativo começar a utilizar a nomenclatura e a desenvolver a metodologia do coaching com a finalidade de melhorar a gestão de pessoas.

A palavra "coach" serve para nomearmos o profissional que utiliza a metodologia do Coaching. Já a palavra "coachee" é utilizado para o cliente do processo.

Assim, o coach é o profissional apto e conhecedor de técnicas e ferramentas que visam promover o desenvolvimento humano. Coachee é o nome dado ao cliente ao qual é aplicado o processo de coaching.  Com o auxílio do coach, o coachee tem a oportunidade de transformar e otimizar seu desempenho de maneira gradual e consistente em diversos níveis, seja em sua vida ou carreira.

Essa parceria é calcada em um diálogo cujo objetivo é levar o coachee a ter mais satisfação e elevar sua performance – resultados obtidos por meio de procedimentos específicos e acompanhamento por um determinado período.

Assim, cabe ao coach fornecer conhecimento, apoiar, não julgar, manter sigilo, ser confiável, ter comprometimento, reuniar as competências ideias para atuar, agir com responsabilidade. E cabe ao coachee ter disposição para a mudança, demonstrar responsabilidade e comprometer-se genuinamente com o coaching. 

Resumidamente, podemos assumir que Coaching é a ciência do desenvolvimento entre o coach e o coachee. Este processo de desenvolvimento gerencia e potencializa competências e habilidades, que utiliza técnicas emocionais e comportamentais, cujo objetivo é aceleração de resultados em diversas esferas da vida. Ele conduz o coachee no alcance de metas, em seu  desenvolvimento acelerado e, em sua evolução contínua. Assim, o coaching tem como foco apoiar pessoas e empresas a saírem de seu estado atual e a conquistar o seu estado desejado, ou seja, a alcançarem suas metas e objetivos de forma rápida, eficiente e realmente planejada.

O coaching trabalha com um foco, conduz o coachee a um planejamento e um plano de ação, direcionado a seu objetivo, de forma que ações direcionadas e congruentes visam a melhoria contínua, com a visão em seu resultado esperado.

Além disso, o coaching é uma oportunidade de autoconhecimento: elemento-chave e essencial para identificar pontos fortes e de melhoria, aumentar a autoconfiança, quebrar bloqueios, eliminar crenças limitantes e potencializar resultados, ou seja, para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas e sonhos de forma mais rápida.

O coaching reuni diversas ciências e técnicas para auxiliar as pessoas e empresas no alcance de metas, no desenvolvimento acelerado e, em sua evolução contínua, visando a potencialização de resultados positivos tanto na vida pessoal quanto profissional.

Na verdade, o sucesso de um encargo de coaching tem relação direta com a qualidade do serviço oferecido pelo coach.

Embora haja várias ferramentas que possam ser usadas em um processo, não existe uma receita ou roteiro prontos que possam ser seguidos em todos os encargos de coaching. Cada situação é diferente, pois trata de seres humanos singulares. 

O processo de coaching pode ser dividido em três etapas principais, que são objetivos e resultados, autoconhecimento e planejamento e organização.

É fundamental que você tenha objetivos, estratégias e metas muito bem definidos, para usar melhor o seu tempo e o seu dinheiro. E esse é o nosso ponto de partida. Vamos definir objetivos, alinhar expectativas, definir estratégias e metas quantificáveis, bem como indicadores para monitorar se estamos indo no caminho certo.

O autoconhecimento é muito importante para que você tenha a sensação de estar no controle da sua agenda, do seu tempo, da sua vida e do seu destino. Vamos trabalhar aspectos comportamentais e também emocionais, como missão pessoal, valores, pontos fortes, crenças e competências, para que você aumente a sua autoestima, desenvolva autoconfiança, controle sua ansiedade, diminua o stress e se sinta mais preparada, segura, motivada e organizada para executar o seu plano de ação.

A partir dessa etapa vamos planejar e praticar competências, habilidades, identificando o que é melhor pra você, nesse seu momento atual. Vamos usar mapas mentais para organizar as informações, organizar sua agenda pessoal e profissional, praticar habilidades de comunicação, delegação, monitoramento de indicadores, foco e disciplina.

O foco das estratégias de coaching abrange, entre outros fatores, o aprofundamento da autoconsciência do cliente (coachee), por meio de ações contínuas de aprendizado. Essas ações têm como base estudos da Psicologia Cognitiva, da Psicologia Comportamental, da Psicologia Positiva, das Ciências Organizacionais e da Neurociência, além de conceitos da Filosofia, da Educação e de Administração (negócios, processos e liderança).

Com isso, O coaching é uma assessoria pessoal e profissional que utiliza procedimentos orientados, cientificamente validados, para que indivíduos, times e empresas alcancem resultados superiores e positivos. Com ele, é possível entender como nós pensamos, sentimos, reagimos, aprendemos, mudamos e evoluímos.

O coaching não utiliza “fórmulas” – utiliza metodologias, técnicas e conceitos testados e comprovados por meio de pesquisas. Se você nunca teve contato com um profissional capacitado, vale a pena pesquisar referências, perguntas para pessoas que já fizeram o processo e agendar uma sessão inicial, para verificar a sua identificação com o profissional. O seu desenvolvimento pessoal e profissional deve ser uma das suas prioridades, e o coaching vai te ajudar efetivamente e na prática a cuidar deles. Invista no processo e ao ter resultados, seja um propagador da metodologia, combinado?

(Por Gisela Campos - Colunista)

 

Imagem da Galeria Afinal, o que é Coaching?
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário