Mapa da Nasa mostra emissões de dióxido de carbono em cada país
Data de Publicação: 10 de março de 2023 08:59:00 Estudo da Nasa usou dados de um satélite para mostrar as emissões de dióxido de carbono em cada país
Dados de um satélite da agência espacial norte-americana (Nasa) foram usadas por uma equipe de pesquisadores internacionais para mapear as emissões de carbono de cada país em todo o planeta.
O projeto piloto também é capaz de observar quanto desse carbono é removido da atmosfera por florestas.
Mais de 60 pesquisadores foram envolvidos no trabalho, que usa os dados coletados pelo Orbiting Carbon Observatory-2 (OCO-2), da Nasa, além das observações feitas a partir da superfície.
“A Nasa está focada em fornecer dados de ciências da Terra que abordam os desafios climáticos do mundo real – como ajudar governos de todo o mundo a medir o impacto de seus esforços de mitigação de carbono”, explicou Karen St. Germain, diretora de ciência da Terra da agência.
Visão do carbono
Dados coletados entre 2015 e 2020, de mais de 100 países, foram transformados em um mapa digital que mede quanto carbono é emitido e coletado. Nas imagens, é possível perceber o aumento gradual dessas emissões, principalmente na América do Norte e na Europa.
Dados recentes evidenciaram que o Brasil, por exemplo, é o quinto maior emissor mundial de gases do efeito estufa. Em 2021, dos 36,4 bilhões de toneladas de CO2 liberadas pelo planeta, mais de 2 vieram do território brasileiro.
No ranking das nações que mais poluem, o país só fica atrás da China, Estados Unidos, Índia e Rússia.
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|