Português (Brasil)

Procrastinação: Como combater?

Data de Publicação: 8 de fevereiro de 2020 14:22:00 O que realmente é procrastinação?

Compartilhe este conteúdo:

Primeiro, quero que você entenda que todos nós procrastinamos em algum momento e isso é manifestado de diferentes formas.

Você acha que vai conseguir realizar aquela tarefa depois, começar o inglês na próxima semana, começar a academia na próxima segunda, terminar de ler aquele livro mais tarde…

É este o ponto de partida para a procrastinação.

Acreditamos que depois será mais fácil conseguir acabar com a procrastinação. Triste engano.

Se você não consegue combater a procrastinação agora, o que o faz pensar que vai conseguir depois?

Por isso, neste módulo, eu vou ensinar um método, passo a passo, para você aplicar agora mesmo e acabar de vez com a procrastinação, mesmo que você esteja desmotivado ou com preguiça.

Vamos lá primeiro coisa que precisamos entender é… O que realmente é procrastinação?

Procrastinação pode ser definido como o comportamento de adiar tarefas importantes que precisam ser realizadas.

A mente do procrastinador, encontra desculpas para realizar essas tarefas depois.

A procrastinação tem graus, começa geralmente com pequenas tarefas que vão sendo deixadas de lado, e se agrava com adiamento de tarefas importantes.

A procrastinação pode começar com um pequeno mal comportamento, e se torna um mal hábito, onde o procrastinador acostuma-se a procrastinar e ver isso com normalidade.

Então gente, antes de entrarmos nas formas de combater isso para que você não passe a vida procrastinando, vamos conhecer como a procrastinação acontece.

Sempre antes de procrastinar, acabamos dando desculpas para nós mesmo, esse é só início da procrastinação.

Realmente, para algumas situações, pode não ser o momento ideal.Mas, na maioria das vezes, é apenas uma desculpa para não começar a fazer, pois praticamente para nada há um momento ideal.

Quando dizemos isso, estamos simplesmente dando uma desculpa para racionalizar o motivo pelo qual não começamos a realizar nossas metas e objetivos.

Sempre culpamos a situação, pois, mesmo quando não estamos motivados o suficiente, podemos perfeitamente fazer do agora, o momento ideal para realizar.

Você alguma vez disse que não estava preparado o suficiente para realizar uma tarefa?

Esta, com certeza é uma das desculpas mais ouvidas pela grande maioria.

Você pode achar que não está preparado o suficiente para começar, mas, se der o primeiro passo, vai perceber que é bem mais capaz do que imaginava.

Digamos que você queira perder peso e sabe que o que tem que fazer primeiro é aprender coisas sobre dietas e academia.

Então, você começa a pesquisar, a ler blogs sobre nutrição e ganho de massa muscular e, aos poucos, vai dando a desculpa de que é muito difícil e que não está preparado para começar.

O seu objetivo, que é perder peso, começa a parecer bem difícil e, então, você desanima e aos poucos vai parando de pesquisar sobre o assunto.

É assim que você enrola e nunca começa a fazer o que precisa ser feito. Isso é procrastinar.

E aquela conversa que você diz para você mesmo “Não preciso fazer isso agora?”

Quando você dá essa desculpa, está dizendo na verdade, que não está com vontade de fazer a tarefa.

Muitas pessoas se acostumaram a dar essa desculpa e só conseguem agir sob pressão, sentindo a adrenalina de ter que virar a noite trabalhando naquela tarefa.

Essas pessoas fazem tudo às pressas e, com sorte, terminam a tempo o que precisa ser feito.

Além da frase “não preciso fazer isso agora”, também são bem comuns: “tem tempo ainda” e “vai dar tempo sim”.

Outra desculpa é a razão nobre para não agir. Não posso começar agora, eu Começo depois que…

Alguma vez você já falou essa frase? Provavelmente sim.

Essa desculpa tem muitas variações. EXEMPLO: 

“Eu começo depois que…”. “Só faço se…” Você se identifica?

Quando você não quer realizar uma tarefa importante, porque acha difícil, você vai acumulando com outras e fica cada vez mais complicado.

Desse jeito, você está apenas fortalecendo a procrastinação.

Gente, a questão é: Todo mundo procrastina em um momento ou outro. Procrastinação é um hábito, não um defeito fatal. Esse (mau) hábito é provavelmente o obstáculo mais comum para o efetivo gerenciamento do tempo. É necessário persistência para mudar, mas você pode fazê-lo.

A estratégia mais eficaz para superar a procrastinação é melhorar a sua capacidade de escolher quais projetos devem ser trabalhados e quais devem ser evitados. Temos todas as desculpas para deixar as coisas de lado, mas se usarmos o tempo para explorar nossos pensamentos, veremos que a maioria das desculpas estão ligadas a um sentimento subconsciente de que a tarefa não é tão importante. Qual é a solução? É simples: adquira o hábito de relacionar cada tarefa a um objetivo. Sempre que estiver prestes a começar algo, pergunte a si mesmo como isto se encaixa em seus planos de longo prazo. Se estiver diretamente relacionado a um objetivo escrito, então arranje tempo para fazê-lo. Porém, se um projeto não se refere a um objetivo, não tenha medo de delegá-lo ou eliminá-lo completamente. Estabelecer metas será a sua arma secreta na luta contra a procrastinação. Saber o que é importante cria uma estrutura em sua rotina diária. Você não ficará mais paralisado diante de uma tarefa específica. Em vez disso, irá agir, porque saberá como ela se encaixa em seus planos de longo prazo.

(Por Gisela Campos - Colunista)

 

Imagem da Galeria Procrastinação
Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário